Halloween, ou Hallowe’en, é um feriado (não para o Brasil )

Halloween, ou Hallowe’en, é um feriado (não para o Brasil ) comemorado em 31 de Outubro. Atividades tradicionais incluem “Doce ou Travessura”, fogueiras, festas a fantasia, visitas a “Casas mal Assombradas” e criação das “jack-o-lanterns”, que são aquelas abóboras-lanternas. O termo Halloween é abreviação de All-hallow-even, por ser a véspera do “All Hallows’ Day”, conhecido por nós como Dia de Todos os Santos. Algumas tradições de Halloween modernas desenvolveram-se a partir de elementos de culturas pagãs, especialmente focando no feriado irlandês o Samhain, um dia associado tanto com a colheita de fim de verão quanto com espíritos do além. Imigrantes irlandeses e escoceses trouxeram versões da tradição para a América do Norte no século XIX. Outros países ocidentais adotaram o feriado mais tarde no século XX. Halloween é agora celebrado em diversas partes do mundo ocidental, mais comumente na Irlanda, USA, Canadá, Porto Rico, Reino Unido e ocasionalmente em partes da Austrália e Nova Zelândia.

Aqui no Brasil o Halloween é conhecido como Dia das Bruxas, e apesar de haverem alguns eventos, ele é pouco difundido e não é considerado um feriado.

Alguns significados simbólicos


a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria

a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

o caldeirão: Transformação e fertilidade. Conforme a tradição os convidados devem atirar dentro dele


moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos. (as moedas devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados e os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.)

a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da energia negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.


o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso

Cores:

Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.

Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.

Roxo - cor da magia ritualística.

Sait A Sociedade dos Mestres