História do Halloween


História do  Halloween

A história do Halloween tem mais de 2.500  anos e nasceu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

Tradições e Símbolos

Esta festa, por estar ligada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos muito comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças participam desta festa se fantasiando de personagens assustadores, e batem de porta em porta na vizinhança pedindo doces e guloseimas com a frase “gostosuras ou travessuras?”. Acontece na véspera do dia de todos os Santos no dia 31 de outubro em grande parte do Ocidente, mas com maior significância nos Estados Unidos. Muito contentes,finalizam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de doces, balas, chocolates e guloseimas.

No Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da forte influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de inglês também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois através deles os professores comemoram esta data com seus alunos: uma maneira de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Como Organizar uma Festa de Halloween

A principal dica para organizar uma bela Festa de Halloween é a decoração, existem alguns artigos decorativos que não podem faltar, como é o caso das abóboras, velas, caveiras, até mesmo máscaras e objetos horripilantes. Insetos de plástico como aranhas e baratas são muito legais para colocar na mesa principal.
Outra dica para criar um ambiente bonito e que combine perfeitamente com os acessórios que irão estar presente no mesmo é cobrir a parede com um tecido nas cores como laranja roxo e preto, você poderá usar tecido TNT que não é muito caro e poderá decorar todo o ambiente. As teias de aranha artificiais combinam perfeitamente com este tipo de decoração e ela poderá ser usada tanto na mesa quanto em outros lugares que desejar.

Fonte e Imagens: NOTEAQUI